sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Quietude...


"Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus..." Salmo 46:10

Nos tempos modernos somos cercados pelos barulhos da vida. Quantos não vislumbram a chance de estar num campo cheio de verde contemplando o véu das cascatas, ou numa ilha distante banhada por ocenos azuis, longe de tudo e de todos...deitado ao cair da noite num colchão de areia branca, iluminado pela lua, mergulhando nas estrelas ao som das ondas espumantes que se quebram logo adiante.

Cenário perfeito para se econtrar com Deus e consigo mesmo...

De volta do devaneio, percebemos o quão raro são estes momentos de paz em meio ao conturbado mundo em que vivemos. Muito mais que os barulhos exteriores, nos atormentam os ruídos da alma que se manifestam em formas de exigências, cobranças, inquietações e angústias sem fim. Problemas (reais e imaginários)que se acumulam...medos que nos escravizam e subtraem o prazer pela vida, que era para ser um dom.

Em meio a tudo isso, ouvimos o salmista dizer quase que sussurrando: "Aquietai-vos", "Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus"...

O silêncio interior é uma pré condição para a manifestação divina. Não dá para se experimentar Deus com um coração agitado. Por mais justificaveis que pareçam nossas inquietações, a palavra para quem deseja experimentar Deus é uma só, "aquietai-vos""

É na quietude que nos rendemos. O salva vidas terá dificuldades em salvar o afogado que se debate...que não se entrega à experiência de seu salvador.

A vida é um dom de Deus. Foi doada a nós para ser vivida em abundância. Porém, nossa natureza decaída nos condiciona a viver segundo a lógica perversa de um sistema opressor que rege o mundo. Falta-nos tempo para silenciar, para se aquietar. O tempo converteu-se em inimigo na medida em que tornou-se curto demais para nossas demandas diárias. Não temos mais tempo para Deus...não temos mais tempo para nós...

Por isso que tão poucos exalam Deus por onde passam. Deus ainda é visto nas palavras, mas muito pouco nas pessoas...

Deus sempre será o absoluto distante, o infinito intocável para os que não se aquietam...

Aquietar-se é o grande segredo para se redescobrir Deus e a si próprio. Aquietar-se requer rendição, requer rompimento com o modelo vigente que associa tempo ao dinheiro.

Se conseguirmos aquietar nosso coração e nossa alma, aquele cenário paradisíaco de que falava-mos a pouco não será só um devaneio. Será a nossa realidade cotidiana em meio aos barulhos ensurdecedores da vida.

2 comentários:

  1. Marcellão,

    Eu ia destacar alguns trechos, mas vi que já tinha copiado quase o texto inteiro nesse comentário.
    Muito bom mesmo... simples, como uma mensagem realmente vinda de Deus... providencial, eu diria.

    O Senhor te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Flavão, meu irmão e amigo, pura graça de Deus...

    Que bom que Deus fala conosco...

    Obrigado pela visita...Que Deus te sustente e te aquiete sob suas asas.

    Forte abraço

    ResponderExcluir