sábado, 19 de março de 2011

Procuro Deus! Procuro Deus!


Por mais que eu tente, às vezes é difícil não perguntar por Deus...

Deus, onde estás???

Quem, ainda que se negue deísta, já não teve a sensação de que Deus se retirou do mundo? Que se cansou de nós? De que é sublime e grandioso demais para corroborar com nossas ilusões infantis de sua proximidade?

Desconfio de pessoas "íntimas" demais de Deus...que falam com tamanha propriedade: "Deus me revelou" ou ainda, "Deus me disse"...

Não há dúvida que precisamos de Deus, tal como o homem louco da Gaia Ciência de Nietzsche...

"O homem louco. - Não ouviram falar daquele homem louco que em plena manhã acendeu uma lanterna e correu ao mercado, e pôs-se a gritar incessantemente: "Procuro Deus! Procuro Deus!"? - E como lá se encontrassem muitos daqueles que não criam em Deus, ele despertou com isso uma grande gargalhada. Então ele está perdido? perguntou um deles. Ele se perdeu como uma criança? disse um outro. Está se escondendo? Ele tem medo de nós? Embarcou num navio? Emigrou? - gritavam e riam uns para os outros. O homem louco se lançou para o meio deles e trespassou-os com seu olhar. "Para onde foi Deus?" gritou ele, "já lhes direi! Nós o matamos - vocês e eu. Somos todos seus assassinos! Mas como fizemos isso? Como conseguimos beber inteiramente o mar? Quem nos deu a esponja para apagar o horizonte? Que fizemos nós, ao desatar a terra do seu sol? Para onde se move ela agora? Para onde nos movemos nós?

Imagino que este seja o sentimento de muitas pessoas que, como eu, olham pra um Japão arrasado por terremotos e tsunamis, pra uma Líbia em guerra civil, pra uma área do globo que cansou das ditaturas e que clama por liberdade.

Para onde nos movemos nós em meio a tanta incerteza e complexidade da existência? Em meio a cadáveres que se acumulam vitimados por tragédias sucessivas?

A busca do lucro, a escravidão ao capitalismo, a subserviência a Mammon, a perda da humanidade e dos valores, a cultura do culto auto hedonista?

Para onde nos movemos nós? Cada dia nos distanciamos de Deus, mas continuamos a procurá-lo na esperança de que não tenha morrido, enquanto morremos lentamente...

Ainda que moribundos, ouvimos o sussurro dos profetas:

“Não vos assombreis e nem temais; acaso, desde aquele tempo não vo-lo fiz ouvir, não vo-lo anunciei? Vós sois as minhas testemunhas. Há outro Deus além de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.” (Is 44:8)

Recobramos as forças que julgáva-mos não mais existirem para ainda perguntarmos:

Deus, onde estás?

“Porque assim diz o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos.” (Isaías 57: 15)

Nisso entendemos que é na solidão dos que o procuram, no hospício que nos abriga a razão, no caos das nossas misérias existenciais das quais tanto queremos nos livrar, que Deus "se esconde"...

Joguemos fora nossas lanternas, não precisamos mais delas.

5 comentários:

  1. Jesus Cristo foi claro.....
    Eu Sou A Luz Deste Mundo.
    não estamos mais no escuro e sem um caminho para trilharmos!!!
    Maranata

    ResponderExcluir
  2. O que me impressiona nessa Luz é a serenidade com que lida com a rejeição. Jesus é rejeitado pela ciência, pela filosofia e pela prática que difere do discurso de muitos cristão. Ainda sim, ele permanece calmo, sereno e tranquilo, pois é Senhor absoluto do tempo. Permite que o homem se embebede com seu pseudo conhecimento. Sabe que a morte o tragará em breve, quando enfim descobrirá que aquEle que foi morto pela "sabedoria" do iluminismo é o Eterno.

    ResponderExcluir
  3. Em busca de Deus?

    " Apoquentas-te e te entriteces porque tuas comunhões (com Deus) são frias, cheias de acidez. Quando vai ao sacramento (sagrado) me diz uma coisa: procuras a ti ou procuras a Jesus? Se procuras a ti, motivo tens para entristeceres... Mas se -como deves fazer- procuras a Cristo, queres sinal mais certo de que a Cruz, para saber que O encontraste?"

    Escrivá de Balaguer

    ResponderExcluir
  4. Onde Deus está? 1° lugar: Em todos os lugares (Onipresente)
    2° lugar: Dentro de nós (somos Templos do Espírito Santo e Ele habita em nós)
    3° lugar, e mais importante: Na EUCARISTIA! Presente com o Seu Corpo e Sangue!

    Patris, Filii et Spiritus Sancto =)

    ResponderExcluir
  5. Vitor, Arnaldo e Naldo...

    Que isso, efetivamente nos baste...

    ResponderExcluir