quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Pregador Diante do Espelho


Qual pregador experiente ainda não questionou a Divindade? Qual pregador ainda não se viu em apuros diante de uma pergunta pertinente de um fiel ousado? Graças ao bom Deus a muito tempo já me livrei de minhas máscaras, da maioria delas eu suponho. Não é fácil ostentar o tempo todo uma imagem de sabe tudo. No que diz respeito a espiritualidade, a verdade é que cada vez sabemos menos quanto mais nos aprofundamos. Evito artigos de pregadores "convictos demais" ou que "se acham". Dia desses me deparei com um que era mais calvinista do que crente. Noutra ocasião fui obrigado a ouvir de um pregador renomado, de púlpito, afirmar: "Modéstia à parte mas eu sei que prego bem". O tempo e a experiência me ensinaram que por mais que eu detenha a verdade absoluta, de nada ela valerá caso não considere, ainda que não concorde a "verdade"do outro. Pois minha prepotência, arrogância e altivez afastará meu interlocutor. É um exercício nobre interessar-se genuinamente pelas razões dos que se nos opõe. O que os levou a pensar de tal maneira, seu contexto de vida e o que apreenderam de uma existência tão cheia de inconsistências.

Desconfio nesse devaneio que nossas resistências como pregadores se dá pelo receio de ter nossas "convicções" abaladas pelas dúvidas que fiéis desprovidos de pretensões messiânicas ousam manifestar.

Áh... se como Paulo pudessemos experienciar que quando somos fracos aí é que somos fortes...

Este pregador que escreve é um fraco assumido, um pregador que questiona a Divindade, que sente frio na espinha ao ser surpreendido por questionamentos sem respostas pré elaboradas.

Aprendi que ter fé não é necessariamente não ter dúvidas, mas apesar das dúvidas...

...continuar crendo.

2 comentários:

  1. Fé é Fé. Acho que vai da natureza do questionamento que fazemos. Se dúvidamos do fato, talvez não tenhamos tanta fé assim. Se questionamos para aprofundar o conhecimento é outra coisa.

    Acho que a fé é como uma chave que Deus nos deu para abrir suas portas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Arnô, querido pelo seu comentário. Gostei de sua alegoria da fé como chave.

    Que Deus te abençoe e te acrescente a fé para cada dia.

    ResponderExcluir