segunda-feira, 14 de maio de 2012

O Ministério do sofrimento...


“Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores e que sabe o que é sofrer...” (Isaias 53: 3)


Talvez o sofrimento seja a experiência universal mais temida que exista. Não há quem dele escape. Ele subsiste em muitas formas, pode ser físico ou psicológico ou muitas vezes uma combinação dos dois.

Já se disse que “viver é sofrer” e qualquer um que submeta sua vida a um escrutínio biográfico, lhe verá pontuada por momentos de sofrimento. Eles podem variar em tempo e intensidade e, de nossa reação a eles, dependerá nossa serenidade ou nosso desespero.
A condição de quem sofre desperta em nós misericórdia, isto é, é natural que seja assim, de sorte que exercer misericórdia tem a ver com empatia, que é a capacidade de sofrer junto.

O sofrimento é um assunto recorrente na filosofia desde seus primórdios.

Os estóicos ensinavam que qualquer espécie de sofrimento deveria ser tido como algo que o destino nos tivesse preparado e, por isso, debalde seria a preocupação inútil que roubava a paz e perturbava o espírito.  Isso não significa dizer que esses filósofos não sofriam, mas que viam no sofrimento um exercício de libertação e de busca elevada do espírito.

Schopenhauer, por sua vez, dá-nos - como possibilidade transitória de escape do sofrimento - a contemplação do belo artístico. A arte, segundo o autor de o mundo como vontade e representação, traz um alívio para os fardos deste nosso viver, e a música nesse particular tem uma grande importância: "Uma sinfonia de Beethoven descobre- nos uma ordem maravilhosa (...) Depois de ter meditado longamente sobre a essência da música, recomendo o gozo desta arte como a mais deliciosa de todas. Ouvir longas e belas harmonias, é como um banho de espírito purifica de toda a mancha, de tudo que é mau, mesquinho", diz Schopenhauer. (p. 146, Dores do mundo)

Kierkegaard, como alívio e superação do sofrimento recomenda-nos à Fé. Esta é o antídoto para todo o desespero e angústia que perpassam o "eu" humano. Aliás, a fé é na concepção kierkegaardiana o último salto existencial do indivíduo para chegar àquele que pode livrá-lo de todo sofrimento.

O certo é, segundo Eric Froom, (Psicanalista e escritor alemão) “que o homem é o único animal cuja existência é um problema” e o seu existir muitas vezes é por sofrimento, perturbações, desassossegos que o deixa sem sentido.

Deixando de lado agora as considerações filosóficas, e partindo pra uma reflexão mais teológica, o sofrimento é algo que dificilmente poderia ser associado a um ministério. 

Ninguém sofre por função ou por ofício. O sofrimento é uma anomalia da condição humana.
Se bem que há aqueles que parecem preferir fincar as estacas de suas tendas à margem do rio da amargura.

A exceção, na minha percepção, é a figura da mãe.

Algo me diz que o exercício da maternidade é o cumprimento de um mandato de sofrimento.

Mãe sofre e como sofre!

Reparem nas mães da bíblia:

Ana - mãe de Samuel 
                              
Joquebede – mãe de Moisés

Maria – mãe de Jesus  
     
Em comum com muitas outras na bíblia e ao longo da história humana, estas mães tiveram que abrir mão de seus filhos.
E é nessa relação entre mãe e filho que o sofrimento assume contornos dramáticos.

Passar noites em claro velando o filho adoecido.

Deixar o filho(a) na creche ou escolinha para só reavê-lo ao fim do dia após uma extenuante jornada de trabalho.

Acompanhar o afastamento natural do filho que cresce.

Ver o filho(a) partir para o campo missionário.

Entregar o filho(a) para o genro ou a nora.

Vivenciar a experiência de ver o filho chorar de fome.

e...

sem dúvida, a pior de todas as dores e sofrimentos...

sepultar o filho.

Acredito que nenhum sofrimento se aproxima mais da “via crucis”...

Se com a mulher inaugurou-se o sofrimento em forma de dor física ao se ausentar do paraíso, o ápice do sofrimento físico e psicológico foi vivenciado por um Filho, no calvário, que para isso também teve que se ausentar do Paraíso.

Toda forma de sofrimento está associada ao distanciamento do paraíso, o que equivale dizer que enquanto vivermos nesse planeta, estamos fadados a vivenciar a experiência do sofrimento e da dor.

O evangelho que está sendo pregado em muitas igrejas é um evangelho que ignora a realidade do sofrimento... que promete o paraíso na terra.

Gosto de um cântico que diz: "Levarei eu também minha cruz, té por uma coroa trocar".

O levar a cruz que o cristianismo legítimo propõe, é levar tudo que a cruz representa, a saber, vergonha, dor, desprezo, horror.

Nós temos ao nosso lado um especialista em sofrimento que prometeu nunca nos desamparar, um homem de dores e que sabe o que é sofrer.
Ele prometeu que um dia enxugará dos olhos todas as lágrimas.

A melhor forma de enfrentar o próprio sofrimento é exercer o ministério da consolação, consolar e levar paz a outros que sofrem tanto quanto ou mais que nós.

A alguns anos, escrevi aqui mesmo um devaneio intitulado, "Onde estão os consoladores?", que versa sobre esse assunto.

Por mais que o sofrimento seja uma realidade em nossas vidas e nos importune, de nada adianta ficarmos lambendo nossas feridas. Se cuidarmos uns dos outros estaremos nos aliviando mutuamente.

Desfaça, portanto, sua tenda das margens do rio da amargura e apegue-se à promessa de Cristo registrada por seu discípulo amado, João:

"Quem crer em em mim, do seu interior fluirão rios de água viva".


Marcello di Paola

Síntese da preleção que ministrei por ocasião do dia das mães na Comunidade dos Cadianos (Maio de 2012)

4 comentários:

  1. Depois que a gente é mãe a gente passa a ser mais forte e começa a ver que muitos sofrimentos são pequenos de mais, diante do sofrimento de uma mãe.
    Ontem escrevi algo no meu blog, não sei se vc leu, sobre a dor de uma amiga que perdeu o primeiro filhinho justo no dia das mães. Infelizmente existem sofrimentos que não podemos evitar. Hoje é o enterro e estou triste por isso.
    O ser humano de uma forma geral é muito egoísta. A grande maioria não se importa, não esta disposta a viver a se compadecer com a dor do outro, só se importa se o sofrimento da família, da mesma fé ou amigo. Dizemos que somos cristãos, mas não vivemos na essência o cristianismo. Não procuramos confortar e ajudar os que sofrem. Jesus se compadecia com o sofrimento alheio.
    Mas acredito que Deus nunca desampara seus filhos. .Ele sempre tem usado pessoas e palavras para aqueles que realmente precisam .
    Por isso que sempre peço que Deus me ajude a pensar mais nos outros do que em mim mesma, porque vendo o sofrimento dos outros... percebo o quanto meus problemas são pequenos..

    ResponderExcluir
  2. Que pena Ana, que pena mesmo, li seu texto sobre o drama da Jennifer. Realmente eu não encontro palavras numa hora dessas. Inadmissível um erro médico dessa proporção. É um daqueles momentos em que nossa fé é provada ao extremo. Difícil não desequilibrar...Que Deus sustente esta jovem...

    ResponderExcluir
  3. e ae professor pregador
    aqui é o lucas(salloti) 1ºR
    parabens por escrever palavras tao sabias no seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, meu irmão...que prazer te ver aqui,meu querido...
      seja bem vindo..obrigado pela visita.

      Excluir