quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Êxtase da Vida...

"No caminho da sabedoria te ensinei, e pelas carreiras direitas te fiz andar" (Provérbios 4:11)


Quando olho para o meu filho Lorenzo, hoje com onze meses, sinto pesar sobre meus ombros a responsabilidade que tiveram um dia meus pais. Aquele pequeno ser, que me encanta em suas contradições, que hora chora,  hora sorri, vai me ensinando a ser pai ao mesmo tempo que também denuncia minhas contradições. Quarenta anos nos separam, mas como somos parecidos! Toma-lo em meus braços é o êxtase da vida. É sustentar no colo o futuro do qual me foge o controle...desafiador, fascinante, preocupante.

Trago a memória a minha própria história. A conclusão que chego é que fui encaminhado pelas carreiras direitas. Bem cedo fui ensinado a temer a Deus...a crer em sua existência e a experimentar sua realidade. Evidentemente isso não me poupou dos dissabores que a vida reserva a cada um. Não foram poucos os desvios de rota com seus consequentes embaraços. A pedagogia da dor, no entanto, providencia de nos recolocar nas carreiras direitas.

Como qualquer pai, desejo poupar meu filho das dores que tive, mas ele terá sua própria história. Ninguém passa incólume pela existência. Existir tem o seu preço. O êxtase da vida consiste em vive-la plenamente . Há uma garantia para os que conseguem seguir pelo caminho da sabedoria que conduz às carreiras direitas.

O provérbio segue dizendo: "Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres, não tropeçaras."


À luz dessa palavra quantas surpresas não estão reservadas para os que amam a sabedoria!

Pelo tempo que me resta quero vivenciar todas estas surpresas. A você, Lorenzo meu filho, que essa seja a tua rotina....experimentar, dia após dias,  pela sabedoria...
... o êxtase da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário