segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A esperança dos aflitos...


"Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente" (Salmo 9:18)

Não era para eu escrever hoje...talvez nem devesse, mas esse é meu espaço para devanear.

Hoje minha fé é provada ao extremo e não posso conter a dor e o arrependimento por existir... pois é, como se de mim dependesse alguma coisa.

Hoje desejei ser cego para não ver, surdo para não ouvir e mudo para não falar.

Nunca me foi tão difícil escrever...nunca as palavras me evitaram com tamanha dramaticidade.

Pensei que sabia o quanto o ser humano é fétido, podre, fútil e desprezível...

Como estava enganado!

Desejei ardentemente não ter havido arco íris no céu pós diluviano como testemunha do concerto de Deus com o homem.

Desejei mais que Jonas a destruição dos ninivitas capitalistas e o desmoronamento de suas muralhas...

Desejei que as estrelas caíssem do céu, que a lua avermelhasse feito sangue e que o sol enegrecesse subitamente...para esconder a feiura da alma humana desnudada em toda sua hipocrisia.

Tudo isso porque hoje vi num vídeo um bebê sendo atropelado várias vezes, sob o olhar de passantes indiferentes que se desviavam do pequeno corpo agonizante ao invés de socorre-lo.

Aconteceu, segundo a notícia, numa província chinesa, numa rua comercial, onde tempo é dinheiro e vida é nada.

Aliás, o que é um bebê a menos numa população de 1 bilhão e 400 milhões de habitantes?

Talvez agora, a desilusão desse pregador, comece a ser compreendida.

A cena desse bebe, que me chicoteia a alma, me traz a memória as crianças dos orfanatos, as crianças refugiadas da guerra, as crianças abandonadas nas portas dos outros, as crianças encerradas nas camas dos hospitais, as crianças famintas do continente africano, as crianças cujo playground são os esgotos a céu aberto nas favelas das periferias, as crianças que mendigam exploradas nos faróis das metrópoles endinheiradas, as crianças abusadas por monstros dominados por desejos insanos, as crianças que dormem diariamente ao som da sinfonia da fome, as crianças esquecidas por adultos esquecidos de sua própria infância...

Em meio a essa amargura da minha alma recorro à Palavra do Eterno: "Pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança dos aflitos não se há de frustrar perpetuamente. Levanta-te Senhor; não prevaleça o mortal. Sejam as nações julgadas na tua presença. Infunde-lhes, Senhor, o medo; saibam as nações que não passam de mortais." (Salmo 9:18-20)

Este pregador teima em acreditar que a indignação divina é muito maior do que a de qualquer pessoa capaz de se comover... Deus ainda está no controle, eu sei.

Para os que suportarem experimentar a mesma aflição que o pregador, diante de imagens tão degradantes, eis o link:





4 comentários:

  1. Tal qual o rei Davi diante das adversidades e angústias existenciais da sua vida, descritas em alguns dos capítulos do livro Sagrado dos Salmos....é muito bom, ao final das expressões de seus sentimentos, contemplar a razão da esperança daquele que crê: "...Espera em Deus,(ó minha alma) pois ainda o louvarei..." (Sl 42, Sl 43). Como entender a mente dAquele que se quer vemos? talvez seja este o maior e mais difícil desafio. Então o exercício que devemos fazer é buscar conhecer a Deus para tentar compreender Sua permissão às injustiças,"...Quando pensava em entender isto, foi para mim muito doloroso;
    Até que entrei no santuário de Deus; então entendi eu o fim deles." Salmos 73). E que tudo quanto se fizer aqui receberá sua paga, no seu tempo receberá. Justos e injustos "...Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra..." Apocalipse 22:11,12
    Esperarei em Deus...pois ainda O louvarei, pois sei em quem tenho crido, "...Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis." Hebreus 6:10
    Que nossos devaneios culminem na certeza do agir dAquele que Tudo vê.
    e parabéns aos q tbm ainda sentem o coração apertar diante das barbáries ao nosso redor. Pois esta é a partícula testemunha da existência de um Deus de Amor, e prova de que dEle somos.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Irmão e amigo Edi, suas palavras me são como um bálsamo num tempo de "noite escura da alma" que tenho experimentado após este triste episódio. Tenho me permitido vivenciar este luto que me tem levado a uma dimensão nova de relação com Deus.
    Obrigado por suas inspiradas palavras,cuja fonte sem dúvida é o Espírito.

    Forte abraço, amigo.

    ResponderExcluir
  3. Já estamos no final dos tempos.
    Tantas tragédias,quando assisti pela televisão essa tragédia na China, fiquei tão chocada e me perguntava como esse "monstro" consegue por a cabeça no travesseiro e dormir? passou por cima de uma criança tão inocente como se fosse um lixo na rua! Pior outros não pararam e continuaram...
    Nunca me esqueço da pequena Isabella foi lançada da janela do prédio, tem "justiça" humana aqui no Brasil? Porque a justiça Divina eles não escapam!

    ResponderExcluir
  4. E tem tantos outros casos, crianças indígenas enterradas vivas, em nome de uma "cultura". Há defensores para tudo no meio acadêmico, inclusive para o indefensável, mas a Bíblia afirma que "a ira de Deus se revela dos céus contra toda impiedade e perversão de homens que detém a verdade pela injustiça. Tenho plena convicção que a pequena Yeu Yeu se encontra nos braços do Pai eterno neste momento. A nós que ainda estamos por aqui, resta lutar contra essas injustiças anunciando o Sol da Justiça. Maranata, Ora, vem Senhor Jesus!

    ResponderExcluir